Prototipagem Plástica ou Protipagem Rápida

Prototipagens plásticas, impressas em Impressoras FDM, são ideais para designers e engenheiros produzirem e testarem um projeto de forma econômica e efetiva. A prototipagem rápida de baixo custo permite mais iterações de design, resultando em maior controle sobre o processo de design e produtos finais aprimorados. Além disso, os produtos podem ser lançados para o mercado mais rapidamente. Prototipagens plásticas são os mais adequados para verificações de encaixe ou de forma, mas também são adequados para a impressão de peças funcionais tais como gabinetes e tubulações customizadas.

Pontos Fortes

  • Rápido tempo de resposta
  • Econômico
  • Prototipagem para Validação de Encaixes e Formas

Limitações

  • Tolerância de +/- 1 mm
  • Saliências no acabamento superficial que exigem processos de acabamento (ex: Polimento)
  • As camadas de impressão são visíveis

Regras de projeto para relembrar quando realizar a prototipagem plástica

Detalhes em alto/baixo relevo

1 mm nas partes superiores e inferiores, 2 mm em paredes verticais

Para detalhes em alto/baixo relevo, recomendamos uma espessura em linha mínima de 1 mm e profundidade de 1 mm, e 2 mm nas paredes verticais.


Tamanho mínimo para detalhes

0,8MM

Afim de se criar detalhes visíveis com plásticos de uso geral, seu detalhe precisará ter pelo menos 0,8 mm.


Tamanho mínimo para Features

2 mm ( ou 1mm se conectado em ambos os lados)

O tamanho da feature mínima para impressão em plásticos de uso geral é de 2 mm. Se sua feature é um fio fino, você pode reduzir para 1 mm, de outra forma, recomendamos pelo menos 2 mm de espessura.


Partes móveis ou interligadas

0,5 mm de folga entre as peças

Uma poderosa característica dos plásticos de uso geral é que você pode mover ou interligar peças impressas de uma só vez. Afim de as peças se soltarem, você precisa manter uma folga de 0,5 mm.


Projeções e Apoios

Devido a cada camada precisar se construída a partir da ultima, ângulos de mais do que 45 graus geralmente requerem apoios para ser impressos juntamente com o design. Apoios não são inerentemente prejudiciais para seu projeto, mas eles adicionam complexidade para o processo de impressão e levam para um acabamento menos suave nas projeções.


Espessura de Parede

2 mm (ou 1 mm com apoio)

As paredes dos modelos devem ser espessas o suficiente para agüentar o próprio modelo em si. Recomendamos trabalhar com um mínimo de espessura de parede de 1 mm quando a parede for conectada com outras parede em 2 ou mais lados, e 2 mm se somente for em um lado.


Compartilhe esta notícia: