A Impressão 3D aumenta a eficiência da Equipe Motorsport ETSEIB

A impressão 3D está dando uma vantagem para a equipe universitária espanhola na competição anual da Fórmula dos Estudantes.

ETSEIB Motorsport

A equipe da ETSEIB é formada por estudantes de engenharia próximos ao final de seus cursos na Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) na Espanha. Trabalhando com impressoras 3D localmente o processo de fabricação foi facilitado.

Desde 1998, a competição Fórmula dos Estudantes, tem colocado estudantes universitários internacionais uns contra os outros para produzir, construir, testar e depois pilotar carros de corrida em pequena escala. O evento é organizado pela Instituição de Engenheiros Mecânicos, (IMechE) para promover a engenharia inovadora.

A equipe tem mais de quatro anos de experiência na fabricação de carros elétricos e de combustão.

ETSEIB Motorsport

 

Redefinindo o fluxo de trabalho com impressão 3D

Os quarenta estudantes de Engenharia da ETSEIB Motorsport estão usando a impressão 3D para reduzir custos e melhorar a logística durante as operações do dia-a-dia. Especificamente, a ETSEIB Motorsport melhorou seu fluxo de trabalho em três áreas principais.

Primeiro, a impressão 3D está ajudando na validação de projetos e nos tempos de testes dos componentes. Usando impressoras 3D, há a possibilidade de os engenheiros imprimirem seus projetos CAD durante a noite; isso reduz radicalmente os tempos de validação e testes, aumentando a eficiência e diminuindo a dependência de fornecedores externos. Isso deixa mais tempo para novos conceitos serem desenvolvidos.

Em segundo lugar, a impressão 3D permite uma produção econômica. Os alunos da ETSEIB Motorsport estão fabricando componentes de uso final no carro e ferramentas para montagem. Essas peças impressas em 3D incluem dutos de freio, abraçadeiras e moldes para carroceria de fibra de carbono.

ETSEIB Motorsport

Finalmente, o custo geral do carro e os prazos de entrega foram reduzidos graças à impressão 3D. A equipe produzia peças em um ritmo mais rápido a custos mais baixos, quando comparada aos métodos tradicionais de fabricação, particularmente no projeto de peças complexas. Ao reduzir os custos do carro através da impressão 3D, a equipe economizou milhares de euros no desenvolvimento de carros, o que lhes permitiu pagar seu investimento inicial nos primeiros meses de uso.

ETSEIB Motorsport

Impressão 3D no setor automotivo

Embora a produção em massa usando manufatura aditiva ainda esteja no horizonte distante, a aplicação da impressão 3D no setor automotivo está aumentando. Fabricante de automóveis italianos, a XEV uniu-se ao fabricante de filamentos de impressoras 3D Polymaker para fabricar um veículo elétrico de baixa velocidade impresso em 3D (LSEV) destinado à produção em massa (relativa). A XEV relata que o uso da impressão 3D para fabricar um carro eliminou processos como estampagem, soldagem e pintura de metais e borracha.

A Local Motors é outra empresa que utiliza impressão 3D no setor de transporte e produziu um carro impresso em 3D.

A ETSEIB Motorsport ficou entre os dez primeiros em três competições internacionais de Fórmula dos Estudantes – na Áustria, Alemanha e Espanha. A equipe foi premiada como “Melhor Equipe Espanhola” no circuito de Montmeló, em Barcelona. As finais acontecem entre 11 e 15 de julho de 2018 na pista de corrida de Silverstone, no Reino Unido.

Para mais histórias sobre os mais recentes desenvolvimentos de produção automática em Impressão 3D, inscreva-se para o recebimento de nossa newsletter no nosso site www.3dapplications.com.br , siga-nos no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook (@3dapplicationsbr).

Fonte: https://3dprintingindustry.com/news/3d-printing-increases-efficiency-etseib-motorsport-team-133676/

Contatos da Equipe:
Site:
http://etseib-motorsport.upc.edu
Facebook: https://www.facebook.com/EtseibMotorsport/
Instagram: https://www.instagram.com/etseibmotorsport/

Compartilhe esta notícia: