Cirurgiões na Florida realizam a substituição de um Quadril utilizando Implantes feitos por Impressão 3D

Na semana passada, a ConforMIS, uma empresa de tecnologia médica com sede em Massachusetts, lançou seus primeiros dois implantes de sistema de quadril impressos através de uma impressora 3D que, de acordo com a ConforMIS, é “o primeiro sistema primário de substituição de quadril projetado em 3D”.

Um dia antes deste lançamento, em 31 de julho, as primeiras cirurgias usando este sistema foram realizadas por Gregory Martin, M.D., Joint Fellowship Treine Orthopedic Surgeon no Centro Médico JFK em Atlantis, Flórida.

“O Sistema de Quadril ConforMIS é projetado para resolver muitas das deficiências da substituição primária do quadril hoje. Pela primeira vez, os cirurgiões ortopédicos têm um sistema totalmente guiado projetado para abordar as grandes variações na anatomia apresentadas em nossos casos ”, disse o Dr. Gregory Martin M.D, consultor cirúrgico da equipe de design da Conformis.

quadril-3d

O sistema de quadril ConforMIS. Imagem via ConforMIS.

Adaptação às novas tecnologias médicas

Nos últimos dois anos, a FDA liberou vários implantes médicos impressos em 3D para serem colocados cirurgicamente dentro do corpo humano. Considerando o surgimento de implantes impressos em 3D aprovados, bem como dispositivos cirúrgicos impressos em 3D, os cirurgiões devem aprender e adaptar-se a essas novas soluções médicas tecnológicas.

Implantes de quadril, em particular, têm uma função significativa dentro do corpo humano. Isso ocorre porque eles agem como um substituto para áreas doentes ou danificadas da articulação do quadril – que é responsável por uma ampla gama de movimentos corporais. E, com a manufatura aditiva, os implantes podem ser criados para combinar perfeitamente com a anatomia do paciente.

De acordo com Mark Augusti, CEO e presidente da ConforMIS, o mercado global de substituição de quadril vale cerca de US $ 7 bilhões. Assim, com o lançamento do Sistema de Quadril ConforMIS, Augusti espera “liderar o caminho em soluções inovadoras, fornecendo cirurgiões com soluções operativas tecnológicas para melhor atender pacientes em hospitais e ambulatórios cirúrgicos”.

COM NOSSA EQUIPE DE PROJETO DE CIRURGIA ESPECIALIZADA E ALAVANCANDO NOSSA EXPERIÊNCIA EXTENSIVA NA IMPRESSÃO 3D TEMOS A POSSIBILIDADE DE TRAZER UM SISTEMA NOVO E REVOLUCIONÁRIO DE SUBSTITUIÇÃO DE QUADRIS PARA O MERCADO.

quadril-3d

O sistema de quadril ConforMIS. Imagem via ConforMIS.

O sistema de quadril ConforMIS

O ConforMIS Hip System usa software proprietário avançado de imagem e design para fornecer um conjunto de implantes de substituição de joelho e quadril em conformidade com a FDA. Após a conversão da tomografia computadorizada de um paciente em um modelo tridimensional, as medidas distintas são transformadas em um plano cirúrgico pré-operatório que é entregue ao cirurgião antes da operação.

Com componentes específicos do paciente impressos em 3D, o Conformis Hip System é entregue diretamente ao hospital ou centro cirúrgico em um único kit etiquetado pelo paciente, eliminando a necessidade de estoque excessivo. Isso inclui guias de corte impressas em 3D e de uso único que reduzam a necessidade de instrumentos reutilizáveis necessários para uma substituição total padrão do quadril.

Além disso, os cirurgiões são capazes de colaborar com a Conformis durante a fase de planejamento pré-cirúrgico para projetar o sistema de quadril ideal para cada um de seus pacientes. Augusti acrescentou:

NOSSO PROCESSO DE PROJETAR UM IMPLANTE 3D FORNECE AOS CIRURGIÕES A POSSIBILIDADE DE UMA MELHOR INTERAÇÃO E MELHORA SIGNIFICATIVAMENTE A EFICIÊNCIA OPERACIONAL EM COMPARAÇÃO AO MODELAMENTO 2D. IMPLANTES E GUIAS DE CORTE PRÉ-OPERATÓRIO SÃO PROJETADOS ESPECIFICAMENTE PARA CADA INDIVÍDUO.

As duas primeiras cirurgias do ConforMIS Hip System foram conduzidas como parte de um lançamento limitado, enquanto o lançamento comercial completo deve ser anunciado em 2019.


A 3D Applications é uma empresa do setor de Impressão 3D, focada na venda de impressoras 3D, seus acessórios, insumos, peças e na prestação de serviços de prototipagem rápida. Legalmente estabelecida no município de Guarulhos / SP está apta a atender aos seus clientes com profissionalismo, qualidade e velocidade.

Comercializamos as premiadas impressoras 3D da marca Robo 3D no Brasil, o exclusivo sistema multi-filamentos Palette+ da empresa canadense Mosaic Manufacturing que torna impressoras com um único bico extrusor capaz de criar impressões com até 4 tipos ou cores de filamentos sem pausas e filamentos PLA, ABS Premium, HIPS, Flex, Wood e PETG de altíssima qualidade e devidamente testados e aprovados em nossas máquinas.

Para mais histórias sobre os mais recentes desenvolvimentos em Impressão 3D, inscreva-se para o recebimento de nossa newsletter no nosso site www.3dapplications.com.br , siga-nos no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook (@3dapplicationsbr).

fonte: https://3dprintingindustry.com/news/florida-surgeons-perform-hip-replacement-using-conformis-3d-printed-implants-137747/

Compartilhe esta notícia: