Órtese Xkelet usa impressora 3D, otimiza a higiene e o conforto e ganha prêmio Red Dot

Impressão de modelos usando Impressora 3D estão ganhando cada vez mais espaço em hospitais acadêmicos, para a produção de fantásticos modelos cirúrgicos que podem ser usados ​​para preparar as operações antes que os pacientes estejam realmente na mesa. Mas, como lembra a startup espanhola Xkelet, as impressoras 3D também são ferramentas perfeitas para auxiliar no processo de recuperação. Eles desenvolveram a órtese Xkelet, que pode substituir os gessos fétidos, desconfortáveis ​​e que causam coceira usados ​​para curar ossos quebrados. Feitas a partir de digitalizações 3D do iPad, são leves, personalizadas e confortáveis ​​e podem ser usadas no chuveiro para uma higiene ideal. Este conceito fantástico também ganhou reconhecimento da comunidade internacional de design, tendo acabado de ganhar o prêmio Red Dot na Alemanha.

O prêmio Red Dot, é claro, é uma das mais respeitadas competições de design do mundo. Organizado pela Zentrum Nordrhein Westfalen, existe desde os anos 50 e é conhecido por dar um ‘selo de aprovação’ a produtos inovadores muito promissores. Como resultado, mais de 17.000 designers procuram o prêmio Red Dot todos os anos.

Xkelet Órtese usa Impressora 3D

Xkelet Órtese usa Impressora 3D

Este novo conceito de ortopedia foi desenvolvido por Jordi Tura e Ricardo Veiga, de Girona, Espanha, e sua startup atualmente inclui Roberto Sancho e Daniel Oliver. Como eles revelaram, surgiu de uma frustração com procedimentos obsoletos de reabilitação óssea. Quando Tura quebrou a perna esquerda, ele teve que suportar o longo desconforto associado aos modelos de gesso. Torna-se muito difícil tomar um banho, além de ser desconfortável, causa coceira e fica fedorento. “E quando você remove o gesso, descobre que perdeu todo o tônus muscular e precisa começar uma recuperação lenta e cara”, disseram.

Em uma tentativa de mudar tudo isso, eles começaram a procurar maneiras de melhorar o conforto, a funcionalidade e a higiene por meio da impressão 3D. Felizmente, os empreendedores tinham muita experiência em design industrial e, ao longo dos últimos quatro anos, criaram um produto fascinante, possível graças ao apoio do programa de aceleração PUSH 2015.

Em suma, o Xkelet é uma órtese personalizada que imobiliza os ossos lesionados, substituindo os modelos de gesso antigos. Para garantir um ajuste perfeito, os empreendedores espanhóis desenvolveram o aplicativo de digitalização 3D XKSS-Xkelet, que pode ser executado em um iPad e escanear o membro afetado. Os dados coletados são usados para formar um modelo 3D, que pode ser enviado para serviços de impressão 3D on-line. Além disso, esses dados também podem ser armazenados por profissionais de saúde, dando-lhes acesso a informações sobre como o membro está se recuperando. Uma vez impresso em 3D, o Xkelet é facilmente vestido e proporciona ao usuário conforto, mobilidade e higiene. Não é de admirar que o júri do Red Dot tenha ficado impressionado. “O Xkelet traduz tecnologia de ponta em um design incomum de órtese que dificilmente restringe o usuário e parece na moda”, disseram eles.

Xkelet Órtese usa Impressora 3D

Xkelet Órtese usa Impressora 3D

É claro que esse não é o único modelo impresso em 3D personalizado que se baseia em digitalizações em 3D; O modelo da Osteoid Medical baseia-se nos mesmos princípios e foi o pioneiro há dois anos. Mas o Xkelet se destaca pela sua escalabilidade e pela facilidade de usar um aplicativo para iPad. Onde outros conceitos dependem de equipamento de digitalização 3D um tanto caro – um obstáculo sério para a comercialização – o aplicativo cuida de tudo isso. O iPad é simplesmente girado em torno do membro em questão por cerca de 15 segundos para coletar todos os dados necessários. Modelos imprimíveis em 3D podem ser facilmente realizados.

Somente a impressão 3D em si que obviamente demora um pouco mais. Os modelos Xkelet são impressos em 3D usando uma impressora 3D com a tecnologia SLS e imprime em plástico completamente impermeável e hipoalergênico PA2200, que tem certificação ISO10993-1 por ser biocompatível. “Ainda não podemos dizer quais impressoras 3D usamos, mas podemos dizer que não são baratas”, dizem eles. A impressão 3D leva cerca de oito horas para uma impressão, mas eles esperam reduzir os tempos de produção num futuro próximo. Neste momento, o paciente teria apenas que esperar quatro dias para receber seu modelo personalizado. Eles também são leves, sendo que um modelo de punho tem peso inferior a 100 gramas.

 

 

Além disso, o Xkelet também se destaca dos outros por sua escalabilidade e adaptabilidade. Os mesmos princípios podem ser aplicados a quase todas as partes do corpo, e uma grande variedade de sistemas de travamento e aberturas de malha personalizadas podem ser integrados ao projeto – acomodando uma variedade de procedimentos de tratamento. Claro que também há muitas opções de cores.

Xkelet Órtese usa Impressora 3D

Xkelet Órtese usa Impressora 3D

Xkelet Órtese usa Impressora 3D

Demorou muito tempo para chegar a este ponto, cerca de quatro anos para ser completamente desenvolvido. “Na verdade, analisamos tantas versões de software que não consigo te afirmar quantas. Usamos Maya, Rhino, Solid Works, Fusion e muito mais “, dizem eles à 3ders.org. Encontrar os materiais certos e as soluções de digitalização também foram grandes desafios. Mas as perspectivas são boas. Seu software está quase concluído e os empresários espanhóis estão trabalhando em conjunto com os médicos para verificar seus produtos. Até agora, o feedback é ótimo. Embora sua agenda ainda esteja envolta em mistério, pode-se esperar mais daqui a alguns meses. Podemos esperar que o gesso se torne uma relíquia do passado.


A 3D Applications é uma empresa do setor de Impressão 3D, focada na venda de impressoras 3D, seus acessórios, insumos, peças e na prestação de serviços de prototipagem rápida. Legalmente estabelecida no município de Guarulhos / SP está apta a atender aos seus clientes com profissionalismo, qualidade e velocidade.

Comercializamos as premiadas impressoras 3D da marca Robo 3D no Brasil, o exclusivo sistema multi-filamentos Palette+ da empresa canadense Mosaic Manufacturing que torna impressoras com um único bico extrusor capaz de criar impressões com até 4 tipos ou cores de filamentos sem pausas e filamentos PLA, ABS Premium, HIPS, Flex, Wood e PETG de altíssima qualidade e devidamente testados e aprovados em nossas máquinas.

Para mais histórias sobre os mais recentes desenvolvimentos em Impressão 3D, inscreva-se para o recebimento de nossa newsletter no nosso site www.3dapplications.com.br , siga-nos no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook (@3dapplicationsbr).

Fontehttp://www.3ders.org/articles/20160707-xkelet-wins-red-dot-award-for-custom-fitting-3d-printed-orthosis-that-optimizes-hygiene-and-comfort.html

Compartilhe esta notícia: