O Universo dos Tecidos Impressos em 3D para a Moda

A impressão 3D está reinventando os têxteis, permitindo que as mentes criativas rapidamente traduzam seus projetos com novas estruturas e materiais. Já é possível imprimir projetos ambiciosos com o silicone, o plástico PLA – um poliéster termoplástico feito com ácido lático composto de fontes renováveis como milho, mandioca, beterraba, assim sendo biodegradável e reciclável – ou com o plástico flexível TPU que é novidade para a indústria têxtil, e associá-los as roupas. Combinar diferentes tipos de tecidos com a impressão 3D, substituir o tecido pelo plástico flexível, ou montar uma malha em pequenos fragmentos articulados é uma forma de explorar novas facetas na moda e propor uma nova visão no setor têxtil.

Uma das possibilidades de criar novos têxteis interessantes é mesclar o tecido com desenhos impressos em 3D. Testes com malha, renda, tule, nylon e algodão já foram feitos, e alguns experimentos funcionaram e outros não. Com uma impressora 3D e filamentos TPU ou PLA pode-se criar quase tudo, inclusive texturas e construir superfície têxtil. Para isso, técnicas diferentes são utilizadas dependendo do tecido, como perfurar a superfície do tecido com corte a laser e coloca-lo entre as camadas de filamento impresso para fixar, ou tecidos revestidos com polímero em que o filamento aquece o revestimento e adere a ele. Essas técnicas tem grande potencial para fazer peças bonitas e práticas.

Outro direcionamento é imprimir, literalmente, uma espécie de tecido semelhante a malha, com o entrelaçar dos fios, em formas geométricas, pouco flexível e articulado. Projetos instantâneos estão disponíveis no My Mini Factory para que qualquer pessoa faça o download e imprima o seu próprio tecido em 3D.

Softwares de modelagem 3D permitem que roupas inovadoras e customizadas sejam criadas para se adequar perfeitamente ao corpo. Inclusive a modelagem 3D na moda para a impressão 3D se assemelha mais a modelar um edifício arquitetônico do que a modelagem de roupas em tecido. É só transcrever as medidas para o software e modelar o que tiver em mente. Com o TPU, plástico flexível, roupas com as formas mais incomuns podem ser projetadas mantendo a flexibilidade do tecido. Esse material é uma tecnologia termoplástica de poliuretano para sinterização seletiva a laser (SLS), altamente flexível.

A XYZ Workshop criou o vestido inBloom em uma impressora Ultimaker 3D, com o plástico PLA, reinventando a paisagem da moda através da impressão 3D. O inBloom levou 450 horas de impressão, US$103,50 de filamento, 1,7 kg de PLA flexível 2,85mm, em 213cm de comprimento, e o tecido foi criado a partir de uma malha com desenho floral geométrico. O projeto está disponível para download gratuito no YouMagine.

Empresas como a Sculpteo surgem para oferecer serviços online de impressão 3D customizada de alta definição, com fabricação em curto prazo e qualidade. Peças e protótipos podem ser impressos em mais de 75 materiais e acabamentos, você escolhe. Para iniciantes eles sugerem uma lista de softwares de modelagem 3D e tutoriais gratuitos para que você crie e envie seu arquivo 3D. A Sculpteo tem como clientes: estilistas, designers e empresas de design em geral. Abaixo a coleção Virus desenvolvida em colaboração com a designer Anastasia Ruiz:

A união das últimas tendências com as recentes tecnologias permite que você esteja sempre um passo a frente dos concorrentes.


A 3D Applications é uma empresa do setor de Impressão 3D, focada na venda de impressoras 3D, seus acessórios, insumos, peças e na prestação de serviços de prototipagem rápida. Legalmente estabelecida no município de Guarulhos / SP está apta a atender aos seus clientes com profissionalismo, qualidade e velocidade.

Comercializamos as premiadas impressoras 3D da marca Robo 3D no Brasil, o exclusivo sistema multi-filamentos Palette+ da empresa canadense Mosaic Manufacturing que torna impressoras com um único bico extrusor capaz de criar impressões com até 4 tipos ou cores de filamentos sem pausas e filamentos PLA, ABS Premium, HIPS, Flex, Wood e PETG de altíssima qualidade e devidamente testados e aprovados em nossas máquinas.

Para mais histórias sobre os mais recentes desenvolvimentos em Impressão 3D, inscreva-se para o recebimento de nossa newsletter no nosso site www.3dapplications.com.br , siga-nos no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook (@3dapplicationsbr).

Fonte:https://divaholic.com.br/design/o-universo-dos-tecidos-impressos-em-3d-para-a-moda/

Compartilhe esta notícia: