Como Um Brasileiro Virou Um Dos Empresários Mais Importantes Da Indústria Mundial De Óculos

Edward Beiner (ou Eduardo, de Santos) conta o que aprendeu ao produzir óculos em impressora 3D

A intenção era entrevistar o empresário Edward Beiner, cuja grife de óculos, de mesmo nome, é uma das primeiras no mundo a produzir armações com impressora 3D. “Pode falar em português”, diz Beiner, ao atender o telefone com um sotaque peculiar. “Eu nasci Eduardo.” Brasileiro de Santos, em São Paulo, Eduardo emigrou com a família, aos 15 anos, para Porto Rico. Depois de viajar pela Europa e fazer faculdade de design no Canadá, Beiner mudou-se para os Estados Unidos, onde está desde os 26 anos. Sócio de Guido Balocco, um ex-CEO da fabricante italiana Persol, o designer recorreu a uma operação global para imprimir com alta qualidade. A peça é criada nos Estados Unidos, impressa na França, pintada na Alemanha e finalizada novamente na França, para ser vendida nas 11 lojas da marca, no estado da Flórida.

Como você se sente ao viver há tanto tempo fora do país de origem?

Eu tenho o Brasil no meu coração. Nasci em Santos, quando o Pelé jogava na praia. Aos sábados, nós íamos jogar na areia também. Naquela época, quem era famoso não era tão famoso a ponto de não podermos tocar. A comida brasileira, caipirinhas, as festas, a música… Disso eu não vou me esquecer. Moro aqui, mas tenho saudades.

Por que você resolveu ir para os EUA?

Meus pais deixaram o Brasil na década de 70, durante a ditadura militar. Eu tinha 15 anos. Vai fazer 40 anos. Fomos para Porto Rico, que é uma ilha [controlada pelos Estados Unidos]. Meu pai era joalheiro. Ele tinha uma joalheria em Santos que, acho, ainda existe.

Joalheria é uma profissão frequentemente passada de pai para filho. Quando você resolveu que não era a sua?

Eu não queria ser como o meu pai. Mas não sabia que, no fundo, estava indo pelo mesmo caminho (risos). Eu falei não, não, não, eu não vou fazer isso. Mas aprendi tudo dele. Passaram-se tantos anos, e eu começo a ver que estou fazendo a mesma coisa. Mas naquela época eu achei que não, que fabricar e vender óculos era uma profissão mais ligada à área médica, portanto diferente de ser um joalheiro. Mas não era diferente. Era a mesma coisa.

Talvez os óculos sejam um acessório mais importante para a aparência de uma pessoa do que as joias…

Os óculos representam o caráter da pessoa. Tem gente que compra uma armação e fala “vou comprar uma bem discreta, que ninguém perceba”. Não existe isso. Está na sua cara, alguém vai notar. Já que vão perceber, aproveita e faz aparecer bem.

Pares de óculos feitos por impressora 3D, da grife Edward Beiner. A marca é pioneira no uso dessa tecnologia (Foto: Divulgação)

Como você se tornou designer de óculos?

Comecei a trabalhar para uma empresa canadense, depois para uma americana, que vendia óculos. Eu notei que tinha capacidade de explicar para os clientes a importância da moda, a importância de ter óculos bonitos. Notei que quem trabalhava comigo não agia assim. Eles queriam vender um produto impessoal, uma espécie de aparelho médico.

Um corretor ótico, apenas.

Isso. Mas, para mim, óculos não eram apenas um corretor. Eram uma coisa de moda. Anos depois, quando abri a minha ótica, passei a viajar para a Itália e para a França em busca de óculos diferentes, que não existiam nos Estados Unidos daquela época. Depois comecei a ver fábricas e pensei que eu também podia começar a desenhar. Isso faz uns 25 anos. Pouco a pouco fiz uns produtos para as minhas lojas e também exportei para o mercado internacional, entre 1996 a 2006. Eu também distribuí nos EUA óculos da Gold & Wood [de Luxemburgo]. Trabalhei em todas as vertentes do ramo da ótica, até entender que temos de integrar as formas atuais e as formas do futuro para produzir óculos de qualidade. Assim cheguei à ideia de criar armações feitas em impressoras 3D, em vez da tradicional fabricação, que usa acetato moldado por fôrmas.

Quais as vantagens e desvantagens de fazer uma armação com impressora 3D?

Com o método 3D, você ganha uma liberdade de formas que antes era impensável. Mas o acetato, um material muito elegante, muito bonito, não é compatível com a impressora. Então a ideia foi: como fazer virar? Como fazer um produto bonito usando a impressão 3D?

Objetos feitos em impressora 3D costumam ficar serrilhados e listrados. Como conseguir óculos com o padrão de acabamento típico das armações de acetato?

Se você quer qualidade, tudo toma um pouquinho mais de tempo. Com os objetos feitos por impressora, também é assim. Primeiro encomendamos a impressão a uma fábrica na França que também trabalha para a indústria aeroespacial. Eles levam cerca de cinco horas para produzir de 15 a 20 óculos. O produto que sai da máquina parece uma bola de cera. É preciso limpar à mão, com pincel. Na sequência, a armação é colocada para ser polida em máquinas que parecem barris com pedra-pomes. Servem para dar brilho e tirar todas as imperfeições do material. Essa parte demora cerca de quatro dias. Depois enviamos os óculos para a Alemanha, onde são pintados numa estufa especial.

Quanto tempo leva para conceber óculos comuns e com a impressora?

Da concepção às nossas lojas, os óculos feitos em impressora levam cerca de três meses. A armação comum demora de 6 meses a um ano.

Como os preços se comparam?

Cada armação impressa em 3D custa a partir de US$ 390. Os óculos de acetato da minha grife começam em US$ 200.

Qual é a vantagem da impressão 3D em relação à exclusividade?

A impressão 3D permite muito mais exclusividade. Se o cliente quiser óculos pintados na cor da sua Ferrari, eu consigo fazer. Ficam mais caros, a partir de US$ 800, mas é plenamente possível. Outra vantagem é a produção mínima, para compensar o investimento. Com a impressora, tenho liberdade de fazer apenas 300 peças iguais. Para óculos de acetato, preciso encomendar pelo menos o dobro.

Imprimir lotes menores é um ganho de exclusividade. Mas você não poderia ir além, e criar um produto a partir da anatomia do cliente?

Realmente. Hoje o produto vai da prancheta diretamente para a prateleira. No futuro, será possível importar para o computador o formato exato do rosto de uma pessoa e, então, projetar os óculos. É o próximo passo da impressão 3D.

Como é a durabilidade do produto?

As armações feitas por impressora 3D devem durar cerca de dez anos, tanto quanto um bom modelo convencional, feito de acetato. A vantagem do novo produto está na pintura, muito mais duradoura. E no peso: são óculos bastante leves e confortáveis.

Fachada de um dos 11 pontos de venda de Edward Beiner. “Distribuir em lojas multimarca compromete a liberdade criativa”, diz (Foto: Divulgação)

Há quantas lojas da marca Edward Beiner?

São 11 lojas, todas na Flórida, com um volume de US$ 13 milhões. Além da marca própria, vendemos grifes como Gucci e Cartier.

Sua empresa exporta para o Brasil?

Não. Já exportamos, mas, desde 2005, decidimos vender apenas nas nossas próprias lojas.

Por que controlar a distribuição?

Para resistir à pressão do mercado. O varejo quer vender determinados tipos de produto, quer apostar no que já está dando certo. Ao trabalhar para atender a essa demanda, você começa a perder aquela fantasia, a personalidade da marca. Então eu falei não, isso não dá. Se você quer ser criativo, não dá.

O varejo quer volume, enquanto você procura identidade…

Como se diz em inglês, “I wanna have fun”. Eu quero me divertir! A vida é curta, então você quer fazer as coisas que você quer, que você ama, da forma que você ama e não como o mercado quer. Tem hora em que eles pedem óculos quadrados, mas eu não quero produzir quadrados, eu quero produzir redondos e ponto.

O que traz realização a você? Para quem você trabalha?

Para o cliente que busca coisas diferentes, produtos únicos. Para pessoas que querem uma experiência, uma coisa que fique bem no rosto delas, um acessório que seja confortável e as faça se sentir melhor.


A 3D Applications é uma empresa do setor de Impressão 3D, focada na venda de impressoras 3D, seus acessórios, insumos, peças e na prestação de serviços de prototipagem rápida. Legalmente estabelecida no município de Guarulhos / SP está apta a atender aos seus clientes com profissionalismo, qualidade e velocidade.

Comercializamos as premiadas impressoras 3D da marca Robo 3D no Brasil, o exclusivo sistema multi-filamentos Palette+ da empresa canadense Mosaic Manufacturing que torna impressoras com um único bico extrusor capaz de criar impressões com até 4 tipos ou cores de filamentos sem pausas e filamentos PLA, ABS Premium, HIPS, Flex, Wood e PETG de altíssima qualidade e devidamente testados e aprovados em nossas máquinas.

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Fonte: PEGN

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