Como a Impressão 3D está revolucionando a indústria de jóias

Duas técnicas definiram historicamente a fabricação de joias: o artesanato e a fundição com cera perdida. Ambas as técnicas requerem conhecimento técnico significativo, são muito demoradas e erros no processo podem ser caros.

Mas hoje, o design digital e a impressão 3D estão preparados para interromper de forma significativa essas práticas antigas. A complementação dos processos tradicionais com técnicas digitais traz novas possibilidades em design e produção para os joalheiros, bem como novas opções de personalização interessantes para os clientes.

Fluxos de trabalho digitais melhoram as técnicas tradicionais

A produção de joias impressas em 3D melhoram os princípios da fundição de investimento, ou fundição por cera perdida, com as vantagens de um design e processo de fabricação digital.

Com a fundição por cera perdida tradicional, os designers de joias esculpem à mão o padrão original em cera, colocam o padrão de cera em um molde para ser queimado e, em seguida, derramam metais preciosos como ouro ou prata na cavidade do molde para criar a peça fundida. Para atingir sua aparência final, os designers lustram e finalizam a peça fundida para brilhar.

Com o fluxo de trabalho digital, os joalheiros usam ferramentas de software CAD para criar os designs digitalmente e uma impressora 3D de alta resolução para produzir os padrões impressos em 3D que podem ser moldados no molde. Após a queima do padrão positivo, o processo segue o mesmo caminho da fundição tradicional. Graças às técnicas digitais, a necessidade de trabalho manual demorado é reduzida e o design em si é fácil de preservar, modificar e recriar quando necessário.

Novas fronteiras em joias personalizadas, como joalheiros e clientes se beneficiam?

Até agora, a complexidade do processo de design e produção tornava as joias personalizadas um privilégio caro. Com as ferramentas digitais, no entanto, os joalheiros já começaram a oferecer criações personalizadas como parte de seu serviço básico ou como uma agregação de valor. Se você for a um joalheiro hoje e pedir um anel de noivado, geralmente terá a opção de personalizar um design exclusivo.

Peças experimentais de joias impressas em 3D reduzem drasticamente o ciclo de feedback entre o designer e o cliente.

O joalheiro e o cliente podem discutir o design juntos e uma hora depois, o cliente pode segurar e experimentar um modelo físico real do anel. No varejo de joias, o design digital no local combinado com a velocidade da impressão 3D encurtou drasticamente o ciclo de feedback entre o designer e o cliente.

Passar do design para a produção é mais fácil e rápido, já que esculpir à mão um objeto precioso não é mais um requisito. As peças experimentais podem ser personalizadas com base nas solicitações do cliente, impressas em 3D novamente e, em seguida, fabricadas com fundição por cera perdida, o que se traduz em uma redução considerável no custo de fabricação de joias impressas em 3D personalizadas.

Liberdade de Design

Com a impressão 3D, os designers de joias são capazes de produzir designs que seriam incrivelmente difíceis de esculpir à mão da maneira tradicional. As inovações em resinas fundíveis estão estabelecendo novos padrões de qualidade disponíveis por meio de uma impressora 3D de mesa acessível.

A impressão 3D da SLA pode reproduzir recursos complexos que seriam difíceis de esculpir à mão.

Produção em massa mais fácil

As ferramentas digitais não estão apenas tornando as joias mais fáceis de personalizar, mas também mais simples de produzir designs em massa.

Moldes de borracha vulcanizada são usados para produzir padrões de cera em quantidade para fundição por cera perdida, mas o padrão “mestre” é tradicionalmente feito de um molde de investimento, padrão de cera entalhado à mão.

As impressoras 3D podem produzir modelos principais que são usados para formar moldes de vulcanização à temperatura ambiente (RTV) e até moldes duráveis de borracha vulcanizada de alta temperatura.

Padrões de joias impressos diretamente em 3D podem ser usados para vulcanização à temperatura ambiente (RTV) e vulcanização de borracha natural de alta temperatura.

Joalheiros Independentes Mais Competitivos

Quando uma nova tecnologia é finalmente disponibilizada ao público, ela geralmente vem com um preço alto e uma interface complicada, restringindo-se a usuários com capital e conhecimentos técnicos. As gerações anteriores de impressoras 3D de joias exigiam manutenção significativa e um operador qualificado, além de milhares de dólares de investimento que as limitavam aos maiores fabricantes de joias e fundições. No entanto, o custo mais baixo e a tecnologia de impressão 3D de joias de alta qualidade tornaram o fluxo de trabalho digital um método viável de fabricação. “Nos próximos anos, veremos uma tendência de crescimento nesse segmento, com joalheiros menores adotando essas tecnologias e se tornando menos centralizados”, disse Dudley.

Essa mudança para joalheiros independentes cada vez mais competitivos continuará à medida que a indústria se torna mais familiarizada com a impressão 3D em resina fundível. Historicamente, a impressão 3D de joias foi dominada por impressoras 3D de cera complexas e caras. Com impressoras 3D de mesa acessíveis, a tecnologia está se tornando disponível para mais joalheiros, especialmente os menores independentes.

O futuro da indústria joalheira

Devido ao custo anteriormente elevado da impressão 3D em grande escala e à percepção da barreira à entrada do design de joias digitais, joias impressas em 3D, apesar de seu potencial, representam atualmente uma fração relativamente pequena do mercado.

No entanto, com tecnologias de impressão 3D cada vez mais fáceis de usar e acessíveis, o mercado de joias impressas em 3D está prestes a crescer.

Materiais novos e fáceis de usar, como a resina de cera fundida, estão facilitando a curva de aprendizado, levando a uma maior adoção do fluxo de trabalho e à subsequente expansão do mercado.

As impressoras 3D de estereolitografia (SLA) de mesa são um componente importante nessa expansão.

As joias impressas em 3D não são apenas uma questão de tecnologia. As novas coortes de designers de joias que estão entrando na indústria começaram a estudar métodos digitais, incluindo treinamento em impressoras 3D, ao contrário das tradicionais.

“Eles vão procurar a impressora que realmente atenda às suas necessidades”, disse Dudley. “Acho que então começaremos a ver mais adoção conforme eles assumirem o lugar da base de usuários incorporados atualmente. ”

A impressão 3D em joias tem um horizonte brilhante. Com a adoção mais ampla de técnicas de fluxo de trabalho pela indústria, a chegada de novas gerações de designers qualificados nelas e a criação de novos materiais e hardware mais infalíveis, estamos vendo o cenário montado para uma grande ruptura positiva.

Fonte: https://formlabs.com/blog/3d-printed-jewelry/


A 3D Applications é uma empresa do setor de Impressão 3D, focada na venda de impressoras 3D, seus acessórios, insumos, peças e na prestação de serviços de prototipagem rápida, treinamentos e modelagem 3D. Legalmente estabelecida no município de Guarulhos / SP está apta a atender aos seus clientes com profissionalismo, qualidade e velocidade.

Comercializamos as premiadas impressoras 3D das marcas Artillery, Anycubic, Creality no Brasil, o exclusivo sistema multi-filamentos Palette 3 Pro da empresa canadense Mosaic Manufacturing que torna impressoras com um único bico extrusor capaz de criar impressões com até 8 tipos ou cores de filamentos sem pausas e filamentos PLA, ABS Premium, PLA Flex, PLA+, ASA, PC, PA / Nylon e PETG de altíssima qualidade e devidamente testados e aprovados em nossas máquinas.

Para mais histórias sobre os mais recentes desenvolvimentos em Impressão 3D, inscreva-se para o recebimento de nossa newsletter no nosso site www.3dapplications.com.br, siga-nos no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook (@3dapplicationsbr).

Compartilhe esta notícia: