sla-resin-drone

Tipos e Aplicações de Resinas de Impressão 3D

A impressão 3D em resina evoluiu da mesma forma que a impressão 3D FDM hoje ela já está disponível para todos os tipos de usuários. Este novo movimento pelo uso de impressoras 3D de resina tem levado ao desenvolvimento de uma ampla gama de resinas com propriedades e aplicações muito variadas.

Neste artigo tentaremos explicar e esclarecer os tipos e aplicações das resinas existentes para impressoras de resina 3D (SLA, DLP, LED / LCD, LFS e etc).

Tipos de Resinas

A maioria dos usuários tem conhecimento sobre os tipos de materiais dentro da tecnologia FDM, mas quando começam na impressão de resina 3D, geralmente encontram o problema de falta de conhecimento sobre os tipos de resinas. Da mesma forma que na tecnologia FDM, existem dois grandes grupos de materiais para impressoras 3D de resina: padrão e avançado.

Resinas Padrão

Normalmente, é chamada de “resina standard” uma resina que é usada para fazer peças voltadas para um uso genérico em qualquer impressora 3D de resina. As resinas pertencentes a esta categoria possuem um bom acabamento superficial e propriedades mecânicas moderadas. Podem ainda ser misturadas com kits de coloração para poder chegar na tonalidade desejada. (Clique aqui para conferir nossas resinas)

Imagem 1: Peça impressa usando kits de coloração. Fonte: Formlabs

Resinas avançadas

Todas as resinas que oferecem propriedades mecânicas ideais para aplicações funcionais ou que apresentam uma qualidade particular necessária para determinadas aplicações técnicas pertencem a esta categoria. Dentro desta categoria existem três grupos distintos: engenharia, odontologia e calcináveis.

As resinas de engenharia são materiais desenvolvidos para resolver os mais complexos problemas de engenharia graças à especialização de um material para uma aplicação muito específica. Você pode encontrar materiais como a resina High Performance, que combina excelentes propriedades mecânicas, alta precisão geométrica e bom acabamento superficial. Existem também resinas flexíveis (Resina Semi-Flexível e Resina Flexível), que apresentam baixo módulo de tração e alto alongamento, propriedades adequadas para impressão de elementos de amortecimento, embalagens, peças flexíveis ou ergonômicas. Resinas resistentes a altas temperaturas (High Temperature), que com sua baixa expansão térmica e alto módulo de tração podem ser utilizadas para imprimir modelos para testes ambientais, moldes e masters para fundição e termo formação, muito mais rápidas, econômicas e ainda mais precisas do que com os métodos convencionais. Outros materiais de grande interesse para este setor são as resinas reforçadas com fibra de vidro para suportar grandes impactos (Resina High Impact) ou de baixo atrito e alto alongamento.

Como já mencionado, os grupos de resinas avançadas são materiais especializados, sendo o caso mais claro o das resinas dentais. Todos esses materiais possuem certificado de biocompatibilidade para garantir a saúde dos objetos destinados ao uso odontológico. Profissionais da área fabricam modelos de coroas e pontes (resina Dental Sand A1-A2), guias cirúrgicas (resina Dental SG), talas e retentores (resina Dental LT Clear) com incrível precisão e custos de material muito inferiores aos dos métodos tradicionais.

Imagem 3: Guia cirúrgico. Fonte: Formlabs

Para finalizar o campo das resinas avançadas, encontram-se as resinas calcináveis. Essas resinas são utilizadas na fabricação de peças metálicas pelo processo de cera perdida, principalmente na área de joalheria. As resinas calcináveis em combinação com impressoras de resina 3D são o conjunto ideal para atender à necessidade de fabricar pequenas peças de metal com muitos detalhes que todo joalheiro deseja, de forma mais rápida, fácil e lucrativa do que com os processos de fabricação convencionais.

Imagem 4: Modelo para cera perdida e terminação metálica. Fonte: Formlabs

Aplicações

Além dos usos claros de cada tipo de resina (odontologia, calcinável, flexível, resistente a altas temperaturas e etc.), algumas resinas específicas para uma aplicação também são válidas para outras aplicações. Neste caso existem resinas dentais, que apresentam elevadas propriedades mecânicas e um acabamento superficial de alta qualidade, ideais para impressão de peças funcionais finais.

Imagem 5: Sola de sapato elástica funcional. Fonte: Formlabs

Antes de adquirir sua resina

Ao adquirir uma resina é necessário levar em consideração o tipo de impressora 3D disponível para o usuário (SLA, DLP, LED / LCD, LFS e etc.) e o comprimento de onda do feixe UV que ela gera. O comprimento de onda mais comum é 405 nm, mas impressoras 3D que usam 350 nm a 410 nm podem ser encontradas no mercado. Conhecidas essas duas características, o usuário já pode buscar uma resina que atenda às suas necessidades, sem esquecer que o ideal é possuir uma máquina de Cura que utilize o mesmo comprimento de onda da impressora 3D, para obter as máximas propriedades mecânicas que cada material oferece.

Conclusão

A impressão 3D em resina já é avançada o suficiente para atender a todas as necessidades de qualquer usuário, seja para impressão de peças decorativas, peças resistentes ou produtos especializados para algum ramo da indústria.

fonte: https://filament2print.com/gb/blog/73_types-applications-resins-3d-printers.html


A 3D Applications é uma empresa do setor de Impressão 3D, focada na venda de impressoras 3D, seus acessórios, insumos, peças e na prestação de serviços de prototipagem rápida, treinamentos e modelagem 3D. Legalmente estabelecida no município de Guarulhos / SP está apta a atender aos seus clientes com profissionalismo, qualidade e velocidade.

Comercializamos as premiadas impressoras 3D das marcas Artillery, Anycubic, Creality no Brasil, o exclusivo sistema multi-filamentos Palette 3 Pro da empresa canadense Mosaic Manufacturing que torna impressoras com um único bico extrusor capaz de criar impressões com até 8 tipos ou cores de filamentos sem pausas e filamentos PLA, ABS Premium, PLA Flex, PLA+, ASA, PC, PA / Nylon e PETG de altíssima qualidade e devidamente testados e aprovados em nossas máquinas.

Para mais histórias sobre os mais recentes desenvolvimentos em Impressão 3D, inscreva-se para o recebimento de nossa newsletter no nosso site www.3dapplications.com.br, siga-nos no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook (@3dapplicationsbr).

Compartilhe esta notícia: