Primeiro playground para parkour feito com impressão 3D será inaugurado em Praga

O primeiro espaço para a prática de parkour todo construído em impressão 3D já está em construção em Praga, capital da República Tcheca, como um exemplo inovador e sem precedentes da forma com que tal tecnologia poderá alterar o funcionamento e a própria cara das grandes cidades. Assinada pela organização Buřinka, que no ano passado inaugurou a Protozoon, primeira casa impressa em 3D do país, o novo playground de parkour é uma parceria entre a iniciativa privada e pública, e está prevista para inaugurar ainda no mês de setembro.

Assinada pelo arquiteto Daniel Samek, a obra será incluída como nova área de lazer da Escola Kupecky, em Praga, e teve como motivador a ideia de acessibilidade, já que o parkour não exige equipamentos especiais, e pode ser praticado por adultos, jovens e crianças. O uso das impressoras 3D também sugere acessibilidade pela facilitação na realização de construções, bem como o barateamento de tais obras – no caso do playground, o material utilizado foi o “rebetong”, um tipo de concreto reciclado, e a impressão de tais fundações foi feita em parceria com pesquisadores da Brno University of Technology.

A impressão do projeto combina concreto reciclado com borracha
O uso da tecnologia reduz o custo das obras e construções
“Rebotong”, o concreto reciclado utilizado, é também mais barato que o material tradicional

O parque de parkour terá 14 por 12 metros, e combinará obstáculos impressos em concreto com áreas de impacto montadas com borracha. Segundo o arquiteto, uma das mais importantes singularidades do projeto é o fato de ser baseado essencialmente em formas arredondadas, trazendo maior dinâmica, segurança e uma estética mais apurada para a construção. “Irá trazer uma vida nova ao parkour”, afirmou Samek, lembrando que a busca por força e resistência e a procura por evitar acidentes também moveram o desenvolvimento do projeto.

A impressão é feita em um estúdio, para em seguida o equipamento ser movido ao local
O chapéu se refere ao nome da organização: Buřinka quer dizer “chapéu-coco” 

“Construir não significa somente quatro paredes”, afirmou Libor Vošický, diretor da Buřinka. “Também é essencial oferecer a possibilidade de passar algum tempo ao ar livre, de forma segura, próximo de casa. Existem diversos playgrounds para crianças, mas os jovens não possuem muitas opções, então decidimos usar a inovadora tecnologia de impressão 3D para criar um parquinho de parkour”, afirmou Libor, lembrando que o projeto visa ao mesmo tempo confirmar os benefícios do uso do concreto reciclado. “É um outro marco para o uso dessa tecnologia de ponta”.

O playground será parte do terreno de uma escola em Praga
As formas arredondas do parque combinam estética e segurança no projeto
O local está previsto para ser inaugurado ainda em setembro

A 3D Applications é uma empresa do setor de Impressão 3D, focada na venda de impressoras 3D, seus acessórios, insumos, peças e na prestação de serviços de prototipagem rápida, treinamentos e modelagem 3D. Legalmente estabelecida no município de Guarulhos / SP está apta a atender aos seus clientes com profissionalismo, qualidade e velocidade.

Comercializamos as premiadas impressoras 3D das marcas Artillery, Anycubic, Creality no Brasil, o exclusivo sistema multi-filamentos Palette 3 Pro da empresa canadense Mosaic Manufacturing que torna impressoras com um único bico extrusor capaz de criar impressões com até 8 tipos ou cores de filamentos sem pausas e filamentos PLA, ABS Premium, PLA Flex, PLA+, ASA, PC, PA / Nylon e PETG de altíssima qualidade e devidamente testados e aprovados em nossas máquinas.

Para mais histórias sobre os mais recentes desenvolvimentos em Impressão 3D, inscreva-se para o recebimento de nossa newsletter no nosso site www.3dapplications.com.br, siga-nos no Twitter, Instagram e curta nossa página no Facebook (@3dapplicationsbr).

fonte: https://www.hypeness.com.br/2021/09/primeiro-playground-para-parkour-feito-com-impressao-3d-sera-inaugurado-em-praga/

Compartilhe esta notícia: